Configurações para a Emissão de NF-e



Antes de realizar a Emissão de uma NF-e através do sistema, é preciso realizar algumas configurações. Nesta etapa, alguns parâmetros são definidos com opções fixas, como a Série, o Tipo de Operação e a Forma de Pagamento.

Por este motivo, ressaltamos a importância de que essas informações sejam verificadas primeiramente com os responsáveis pela contabilidade da sua Empresa.

Para iniciar as configurações, acesse a tela de Configuração dos Parâmetros Globais (menu Cadastros | Parâmetros Globais), aba NF-e | Valores Padrões para Emissão de NF-e, clique no botão "Alterar" e defina a Série e Tipo de Operação.


Caso já trabalhe com outro sistema, preencha o campo "Série" com a mesma informação que já consta nas suas NF-e's emitidas.

Se estiver realizando as configurações para a primeira emissão eletrônica, confirme qual Série deve ser utilizada com o responsável pela contabilidade da sua Empresa, sendo que a mais comum é a Série "1". (piscar o olho)



Ainda nesta sub-aba, quadro Identificação, configure a Finalidade de Emissão, o Tipo e a Forma de Pagamento e, se houver um Tipo do Frete fixo, pode indicá-lo também.

Vale lembrar que as opções informadas são definidas como padrões do sistema, todavia, elas podem ser alteradas no momento da Emissão caso seja necessário.

. Se houver uma Observação Padrão a ser adicionada na Emissão de NF-e's, ela pode ser configurada na sub-aba correspondente.



O sistema também permite que o arquivo XML e PDF do DANFE seja gerado e salvo após a autorização da NF-e.


Para realizar esta configuração, acesse a sub-aba Envio/Gravação do XML/PDF e, no quadro Geral, clique no botão de indicação de continuidade ("...") no final do campo "Diretório para salvar o XML e o PDF do DANFE".

 Na tela aberta, defina o diretório e, se for necessário, altere a nomenclatura através dos templates e/ou das variáveis disponíveis nas opções correspondentes do campo "Configurações do Diretório".

Caso já tenha sido definido um diretório padrão na tela de Cadastro de Empresas, aba Documentos Fiscais Eletrônicos, este campo estará preenchido com a mesma configuração, não sendo necessário refazê-la.



Vale lembrar que na versão Web há diferentes formas de acessar o sistema, o que inclui a alteração na nomenclatura dos diretórios onde os documentos devem ser salvos.


A principal diferença entre as configurações do sistema na versão Local e Web é referente aos diretórios da máquina.

No sistema Web, o diretório padrão para salvar estes arquivos deve ser no Disco Local (C:) da máquina, com exceção do acesso via Navegador.

. Ao acessar o sistema via Navegador, deve ser configurada a pasta "WebFile". Através desta opção, o download do arquivo XML/PDF é feito para a máquina, na pasta de diretório definida no navegador (por padrão, pasta "Downloads");

. Através do Aplicativo do Navegador, deve ser selecionada uma pasta do diretório "C em (nome da máquina)", que equivale ao Disco Local (C:) da máquina;

. Se você possui o Bsoft Web instalado na máquina, deve configurar uma pasta no diretório "Client C (M:)", que equivale ao Disco Local (C:) da máquina.