Emissão de CT-e de Redespacho / Subcontratação
a
O procedimento para a Emissão de um CT-e de Redespacho/Subcontratação é o mesmo para todos os modais de CT-es (Rodoviário, Aéreo, Aquaviário e Multimodal) nas respectivas telas de Emissão.
Para realizar a Emissão de um Conhecimento de Transporte com o Tipo de Serviço de Subcontratação ou Redespacho, deve-se primeiro ter em mãos o documento emitido pela Empresa que contratou os serviços da sua transportadora.
Para emitir um Conhecimento de Transporte de Redespacho/Subcontratação, acesse a tela de Emissão de CT-e do modal desejado através do menu Operações.
→ Na tela de Emissão de Conhecimentos, clique na opção "CT-e de Redespacho/Subcontratação através de CT-e", no menu do botão "Incluir", e selecione a opção desejada.
O CT-e de Redespacho/Subcontratação pode ser emitido pelo Preenchimento Manual, desde que tenha as informações do CT-e anterior, ou através das seguintes opções: "Via Bsoft Docs", "Através da Chave de Acesso, via Bsoft Docs", "A partir do arquivo XML" ou "Via consulta ao site da SEFAZ".
Para exemplificar a Emissão, utilizaremos a opção "Via Bsoft Docs".
Na tela de Importação de CT-e via Bsoft Docs, defina os itens de busca utilizando as opções de filtro disponíveis nos campos "Opções de Busca", "Listar Apenas" e "Limitar Quantidade".
Em seguida, clique no botão "Localizar" para listar os Conhecimentos de Transporte que se enquadram nos critérios de busca selecionados.
→ Marque os registros que devem ser importados para a Emissão do CT-e de Redespacho / Subcontratação e clique no botão "Importar Documentos".
Ao importar o CT-e, deve-se escolher o Tipo de Serviço, se é um Conhecimento de Redespacho ou de Subcontratação.
→ Como o preenchimento será o mesmo para ambos os Serviços, para este documento de exemplo utilizaremos o Tipo de Serviço "Subcontratação". Ao confirmar o Tipo de Serviço, os dados do Conhecimento são importados. Ao confirmar o Tipo de Serviço, os dados do Conhecimento são importados.
Automaticamente o campo "Resp. Pagamento" será preenchido como "Outros", que equivale ao Emissor do Documento Anterior (e Empresa que efetuou a contratação para a realização do transporte).
Verifique se há a necessidade de modificar algum dado na aba Parte 2 - Dados do Modal.
Com relação à alteração dos Municípios de Início e de Fim da Prestação, está prevista a seguinte alteração, de acordo com a NT 2018/001:
→ Se o tipo de serviço for igual a Subcontratação: os CT-es informados em DocAnt (chCTe) devem possuir o mesmo código de município de início e fim de prestação do CT-e de subcontratação.
. Resumindo: os Municípios de Início e de Fim de Prestação devem ser exatamente os mesmos informados no Documento Anterior. Caso estejam incorretos, é preciso solicitar ao Emissor do documento que efetue o Cancelamento deste e emita um novo com os dados corretos.
Em seguida, na aba Parte 3 - Documentos | Documentos Referenciados, o Conhecimento de Transporte importado anteriormente para esta Emissão já está vinculado.
→ Nesta aba não é necessário fazer nenhuma alteração, podendo prosseguir para a aba Parte 4 - Cálculo do Frete.
Na aba Parte 4 - Cálculo do Frete, informe o Valor do Frete no campo "Frete Valor" e os demais campos, se necessário.
→ Após preencher os devidos campos, prossiga com a finalização e validação do Conhecimento.