Emissão de CT-e de Redespacho / Subcontratação

a

O procedimento para a Emissão de um CT-e de Redespacho/Subcontratação é o mesmo para todos os modais de CT-es (Rodoviário, Aéreo, Aquaviário e Multimodal) nas respectivas telas de Emissão.

Para realizar a Emissão de um Conhecimento de Transporte com o Tipo de Serviço de Subcontratação ou Redespacho, deve-se primeiro ter em mãos o documento emitido pela Empresa que contratou os serviços da sua transportadora. (piscar o olho)




Para emitir um Conhecimento de Transporte de Redespacho/Subcontratação, acesse a tela de Emissão de CT-e do modal desejado através do menu Operações.

     → Na tela de Emissão de Conhecimentos, clique na opção "CT-e de Redespacho/Subcontratação através de CT-e", no menu do botão "Incluir", e selecione a opção desejada.

O CT-e de Redespacho/Subcontratação pode ser emitido pelo Preenchimento Manual, desde que tenha as informações do CT-e anterior, ou através das seguintes opções: "Via Bsoft Docs", "Através da Chave de Acesso, via Bsoft Docs", "A partir do arquivo XML" ou "Via consulta ao site da SEFAZ".



Para exemplificar a Emissão, utilizaremos a opção "Via Bsoft Docs". 

Na tela de Importação de CT-e via Bsoft Docs, defina os itens de busca utilizando as opções de filtro disponíveis nos campos "Opções de Busca", "Listar Apenas" e "Limitar Quantidade".


CamposDefinição
Opções de BuscaPermite definir através de quais informações deseja filtrar os lançamentos, se pela Busca inteligente ou por outros dados, como da Empresa, Emitente, Destinatário ou Placa do Veículo.
Listar ApenasDefine quais documentos devem ser filtrados, se os "Documentos Não Importados", "Documentos Importados" ou "Todos os Documentos".
Limitar QuantidadeDefine a quantidade de registros que devem ser importados e exibidos na listagem.


Em seguida, clique no botão "Localizar" para listar os Conhecimentos de Transporte que se enquadram nos critérios de busca selecionados.

 Marque os registros que devem ser importados para a Emissão do CT-e de Redespacho / Subcontratação e clique no botão "Importar Documentos".



Ao importar o CT-e, deve-se escolher o Tipo de Serviço, se é um Conhecimento de Redespacho ou de Subcontratação.

     → Como o preenchimento será o mesmo para ambos os Serviços, para este documento de exemplo utilizaremos o Tipo de Serviço "Subcontratação". Ao confirmar o Tipo de Serviço, os dados do Conhecimento são importados. Ao confirmar o Tipo de Serviço, os dados do Conhecimento são importados.



Automaticamente o campo "Resp. Pagamento" será preenchido como "Outros", que equivale ao Emissor do Documento Anterior (e Empresa que efetuou a contratação para a realização do transporte).



Verifique se há a necessidade de modificar algum dado na aba Parte 2 - Dados do Modal.

Com relação à alteração dos Municípios de Início e de Fim da Prestação, está prevista a seguinte alteração, de acordo com a NT 2018/001:

     → Se o tipo de serviço for igual a Subcontratação: os CT-es informados em DocAnt (chCTe) devem possuir o mesmo código de município de início e fim de prestação do CT-e de subcontratação.

          . Resumindo: os Municípios de Início e de Fim de Prestação devem ser exatamente os mesmos informados no Documento Anterior. Caso estejam incorretos, é preciso solicitar ao Emissor do documento que efetue o Cancelamento deste e emita um novo com os dados corretos.

Em seguida, na aba Parte 3 - Documentos | Documentos Referenciados, o Conhecimento de Transporte importado anteriormente para esta Emissão já está vinculado.

     → Nesta aba não é necessário fazer nenhuma alteração, podendo prosseguir para a aba Parte 4 - Cálculo do Frete.



Na aba Parte 4 - Cálculo do Frete, informe o Valor do Frete no campo "Frete Valor" e os demais campos, se necessário.

 Após preencher os devidos campos, prossiga com a finalização e validação do Conhecimento.