Ativação de Contingência para Emissão de Documentos Fiscais

a


Este documento é direcionado aos clientes que precisam ativar a Emissão em Contingência no sistema, devido a problemas técnicos nos servidores da SEFAZ.


É importante ressaltar que a mensagem apresentada ao tentar validar um documento "Não foi possível comunicar-se com a SEFAZ. Efetue uma nova tentativa mais tarde ou ative o suporte à Emissão em Contingência", pode ser gerada por alguma configuração da máquina ou por problemas na comunicação do Certificado Digital, não sendo necessário ativar a Emissão em Contingência.


Índice




Emissão através da SVC (Sefaz Virtual de Contingência) 


Esta opção funciona somente quando a SEFAZ ativa os Servidores de Contingência (SVC).


Para habilitar o suporte à emissão de Documentos Fiscais em Contingência, acesse a tela de Cadastro de Empresas (menu Operações | Cadastro de Empresas), aba Documentos Fiscais Eletrônicos, e marque o item "Suporte a emissão em Contingência" no quadro respectivo ao documento a ser emitido (CT-e ou MDF-e).

Para exemplificar, na imagem abaixo foi habilitado o suporte a emissão de CT-e's em Contingência.





Emissão através do FS-DA (Formulário de Segurança - Documento Auxiliar) 


Ao utilizar esta forma de emissão, os CT-e's não são transmitidos para SEFAZ e ficam armazenados apenas no sistema, tornando obrigatório o seu reenvio em até 15 dias após a Data de Emissão.


Esta forma de Emissão é prevista pela SEFAZ e deve ser impressa em Papel Moeda. (piscar o olho)


Para ativar este modo de emissão no sistema, é necessário ativar o parâmetro correspondente através do menu Operações | Parâmetros Globais.

→ Na tela de Configuração dos Parâmetros Globais, aba CT-e / Minuta de Conhecimento | Parâmetros, busque pelo parâmetro CTE_CONTINGENCIA e clique no botão "Alterar".

. No campo "Valor", selecione a opção "Suporte a emissão Offline em Contingência (FS-DA)" e clique em "Confirmar".