Emissão de CT-e Aquaviário

Índice







Parte 1 - Identificação


Na tela de Emissão de CT-e Aquaviário, selecione a opção CT-e através de NF-e | Via Bsoft Docs no menu do botão "Incluir".

→ Esta opção também está disponível no item correspondente do Menu da tela e no menu do botão "Incluir" da aba Parte 3 - Documentos | Notas Fiscais Transportadas.



Na tela de Importação de NF-e via Bsoft Docs, defina os itens de busca utilizando as opções de filtro disponíveis nos campos "Opções de Busca", "Listar Apenas" e "Limitar Quantidade"


CamposDefinição
Opções de BuscaPermite definir através de quais informações deseja filtrar os lançamentos, se pela Busca inteligente ou por outros dados, como da Empresa, Emitente, Destinatário ou Placa do Veículo.
Listar ApenasDefine quais documentos devem ser filtrados, se os "Documentos Não Importados", "Documentos Importados" ou "Todos os Documentos".
Limitar QuantidadeDefine a quantidade de registros que devem ser importados e exibidos na listagem.


Em seguida, clique no botão "Localizar" para listar as Notas Fiscais que se enquadram nos critérios de busca selecionados.

 Marque os registros que devem ser importados para a Emissão do CT-e Aquaviário e clique no botão "Importar Documentos".



Ao realizar a importação, confira se os campos foram preenchidos corretamente e se há a necessidade de modificar alguma informação. (piscar o olho)


Altere o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) de acordo com a orientação repassada pelo responsável contábil da sua Empresa, levando em consideração as seguintes informações:

→ CFOP's iniciados com o número 5 referem-se a transportes Estaduais;

→ CFOP's iniciados com o número 6 referem-se a transportes Interestaduais;

→ CFOP's iniciados com o número 7 referem-se a transportes Internacionais.

No quadro Outras Informações, verifique se os campos precisam de alguma alteração nos dados informados. Indique também qual dos participantes do Conhecimento é o Responsável pelo Pagamento (Tomador do Serviço).





Parte 2 - Dados do Modal 


Ao selecionar o Remetente e o Destinatário, os campos "Código do IBGE", "Local de Coleta / Origem" e "Local de Entrega / Destino" são preenchidos automaticamente com as Cidades destes participantes na aba Parte 2 - Dados do Modal.

 Se for necessário alterar uma Cidade, clique na primeira lupa "Pesquisa de Município" do campo "Código do IBGE" e localize a Cidade desejada.

Nos campos de Descrição / Sigla / Porto de Embarque e de Destino, insira os respectivos dados e defina a Previsão de Entrega (por padrão, o sistema preenche este campo automaticamente com uma data posterior à Data de Emissão).


Vale destacar que o CFOP indicado na aba anterior deve estar em acordo com os dados da Origem e Destino informados. (piscar o olho)


No quadro Dados do Conhecimento Aquaviário, informe os dados referentes à Embarcação, como por exemplo, o Porto de Transbordo, as Balsas, o Número de Controle, a Identificação do Navio, o Número do Booking, a Direção, o Tipo de Navegação e o Código IRIN do Navio.



Para adicionar um Contêiner no CT-e Aquaviário, clique no botão "Incluir" do quadro Contêineres. Na tela exibida, insira o Tipo do Contêiner, o Número, os Lacres e o Valor.

 Se for necessário incluir mais Contêineres, repita este procedimento.





Parte 3 - Documentos


Na aba Parte 3 - Documentos, como a Nota Fiscal Eletrônica já foi importada, basta realizar a conferência dos dados.

Quando for necessário incluir mais de uma Nota Fiscal para o mesmo transporte, clique no menu do botão "Incluir" e selecione uma das opções disponíveis.


Se porventura precisar alterar algum dado na Nota Fiscal, clique no botão "Alterar", realize a alteração do campo desejado e confirme em seguida.

→ Caso alguma Nota Fiscal tenha sido incluída erroneamente, selecione-a na sub-aba Notas Fiscais Transportadas e clique em "Excluir".

Na sub-aba Notas Fiscais x Contêiner, é possível relacionar as Notas Fiscais com os Contêineres, caso tenham sido adicionados na aba anterior.





Parte 4 - Cálculo do Frete 


Acesse a aba Parte 4 - Cálculo do Frete para informar os valores do Conhecimento Aquaviário.


O campo "Peso do Frete" já estará preenchido com o somatório dos pesos informados (Peso, Peso Aferido ou Cubagem) nas Notas Fiscais Transportadas. No quadro Valores que compõem o ICMS, habilite o campo "Frete Valor" e insira o valor cobrado pelo Frete.

 No quadro Cálculo do ICMS, habilite o item "CST" e selecione o Código da Situação Tributária para o Conhecimento. Se for necessário, preencha o campo "Alíquota (%)" para que seja realizado o cálculo do ICMS.

É possível informar também o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). Para adicioná-lo, insira a Base de Cálculo e a Alíquota (%) no quadro Cálculo do AFRMM ou, caso possua um valor específico, habilite o campo "Valor AFRMM".


Os CST's que não permitem a inserção de uma Alíquota são: 40 - ICMS isenção41 - ICMS não tributado, 51 - ICMS Diferido e 90 - Simples Nacional.

Importante: ressaltamos que estas informações devem ser verificadas primeiramente com os responsáveis pela contabilidade da sua Empresa antes de efetuar o preenchimento no CT-e.


Assim que finalizar o preenchimento dos valores que compõem o total do frete, clique no botão "Calcular" do quadro Resultado Final.

 Caso precise incluir uma informação adicional, preencha-a no campo correspondente da sub-aba Observações.





Finalização do Conhecimento 


Confirme a Emissão do CT-e Aquaviário assim que realizar a conferência dos dados e tiver certeza que está tudo certo. (piscar o olho)


Ao clicar no botão "Confirmar", a tela de Finalização do Conhecimento é exibida, apresentando a Série definida nas configurações do sistema e o Número do Documento (na primeira emissão realizada no sistema, este campo virá preenchido automaticamente com a numeração "1").

Caso seja a primeira emissão eletrônica realizada pela Empresa, basta apenas clicar em "Confirmar";

Se for preciso alterar esta numeração, marque o item "Número do Documento", preencha-o no campo correspondente de acordo com a numeração da sequência e confirme a operação.


Importante: se a Empresa já efetuava as emissões eletrônicas em outro sistema, deve dar continuidade na numeração que vinha utilizando.



Ao finalizar o CT-e, será exibida uma mensagem na tela perguntando se o usuário deseja gerá-lo. Caso escolha a opção "Não", ele poderá ser gerado posteriormente através da opção "Gerar/Enviar" do botão "CT-e".

→ Após gerar o Conhecimento, se todos os dados estiverem corretos e o CT-e não for Rejeitado, a SEFAZ retornará um dos códigos a seguir:

. 100 - Autorizado o Uso do CT-e: esta mensagem indica que o CT-e foi autorizado pela SEFAZ. Após esta autorização, é possível imprimir o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico).

. 110 - Uso Denegado: caso o Emitente não esteja mais autorizado a emitir CT-e ou haja alguma pendência/irregularidade na SEFAZ relacionada aos participantes. O CT-e com Uso Denegado não pode ser utilizado, cancelado ou inutilizado.

Para visualizar ou localizar os Conhecimentos emitidos pelo sistema, acesse a aba Consultas, onde podem ser realizadas as buscas de CT-e's Aquaviários com base nos filtros disponíveis.