Emissão de NFS-e
a
Para emitir uma NFS-e no sistema, acesse o menu Fiscal | Nota Fiscal de Serviço | Emissão de NFS.
→ Na tela de Emissão de Nota Fiscal de Serviço, clique no botão "Incluir" e, na aba Nota Fiscal | Principal, preencha os campos relacionados ao CFOP/CFPS, Código do Serviço, Cliente / Tomador do Serviço e Veículo / Motorista.
. Na sub-aba Valores Totais, é possível definir a Forma e a Condição de Pagamento da NFS-e, respectivamente, para a geração de Contas a Receber.
Na aba Nota Fiscal - Itens, clique no botão "Incluir" para abrir a tela de Item da Nota Fiscal de Serviço. Nela, preencha os campos disponíveis para informar os Dados do Item, PIS e COFINS, respectivamente.
→ Se for necessário informar um CST de Isenção para PIS e COFINS, preencha também o campo "Tipo de Receita" para definir o Código do Tipo de Receita a ser considerado na geração do SPED Contribuições.
. Confirme a inclusão do Item e, se for necessário adicionar novos Itens, repita este procedimento.
Confirme a Emissão da NFS-e assim que realizar a conferência dos dados e tiver certeza que está tudo certo.
Ao finalizar a NFS-e, é exibida uma mensagem perguntando se o usuário deseja enviá-la para o Servidor da Prefeitura.
→ Caso escolha a opção "Não", ela poderá ser gerada posteriormente através da opção "Enviar NFS-e" do botão "NFS-e".
Para imprimir a NFS-e, utilize a opção "NFS-e" disponível no menu do botão "Imprimir". Caso a Prefeitura não possua um modelo de Impressão integrado com a eNotas, será realizada a impressão do modelo padrão da eNotas.
→ Para isto, é preciso que o Logotipo esteja configurado na tela de Cadastro de Empresas, aba Parâmetros Gerais.
. Este Logotipo deve ser enviado para a eNotas através da opção "Atualizar Logotipo" disponível no menu do botão "Operações" da tela de Configurações de Nota Fiscal de Serviço.
→ Para imprimir a NFS-e utilizando o modelo padrão do sistema Bsoft, selecione a opção "NFS-e - Outros Formatos" no menu do botão "Imprimir". Neste caso, é recomendado que o Brasão da Prefeitura esteja configurado na tela de Cadastro de Empresas, aba Documentos Fiscais Eletrônicos, quadro NFS-e.