Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Neste documento, relacionamos algumas das rejeições mais recorrentes no momento da Emissão de NF-e's, bem como as suas possíveis soluções.


Painel
borderColorMediumAquamarine

Para visualizar a definição, os exemplos e as dicas de possíveis soluções, clique sobre uma rejeição listada. (piscar o olho)





Expandir
title203 - Rejeição: Emissor não habilitado para emissão de NF-e

Esta rejeição pode ocorrer quando o emissor ainda não está credenciado na SEFAZ ou, por algum motivo, encontra-se com a IE suspensa.

Solução: verificar o status de credenciamento na SEFAZ.


Expandir
title204 - Rejeição: Duplicidade de NF-e

A rejeição "Duplicidade de NF-e" pode ocorrer, por exemplo, quando o documento é enviado para a SEFAZ e o arquivo de retorno não é gerado por ela (por alguma falha ou instabilidade). Dessa forma, se o usuário tentar enviar a NF-e novamente, ocasiona esta rejeição.

Solução:  realizar Este erro exige alguns cuidados. Primeiramente precisa ser verificado se as informações que constam na NF-e do sistema correspondem aos dados da NF-e emitida, consultada através da Chave de Acesso do erro no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Caso sejam exatamente as mesmas informações, deve ser realizado no sistema uma nova consulta da do NF-e na SEFAZ , a fim de verificar o atualizar seu status atual.

. Para consultar uma NF-e no Controle de Transportadoras, selecione a opção "Consultar NF-e" no menu do botão "NF-e" da respectiva tela.

. Caso as informações sejam divergentes, não deve ser feita uma nova consulta e sim excluído essa NF-e do sistema e registrado manualmente o XML retirado do Portal da Nota Fiscal Eletrônica. 


Expandir
title219 - Rejeição: Circulação da NF-e verificada

Esta rejeição ocorre quando há a tentativa de Cancelamento de uma determinada NF-e, porém ela encontra-se em Circulação e já foi consultada em uma Barreira Fiscal.


Expandir
title220 - Rejeição: Prazo de Cancelamento superior ao previsto na Legislação

Esta rejeição pode ocorrer ao realizar a tentativa para o Cancelamento de uma NF-e já autorizada há mais de 24 horas.

Observação: o Cancelamento de uma NF-e só pode ser efetuado em até 24 horas após a sua Autorização. Todavia, este prazo pode variar de acordo com as exceções definidas na legislação estadual.


Expandir
title228 - Rejeição: Data de Emissão muito atrasada

Esta rejeição pode ocorrer quando for emitida uma NF-e com a Data de Emissão com um atraso maior do que 30 dias. Entretanto, este limite de dias pode variar de acordo com cada UF.

Solução: verificar se a Data de Emissão foi informada corretamente e reenviar a NF-e em seguida.


Expandir
title301 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do emitente

Esta rejeição pode ocorrer quando houverem irregularidades com a IE do Emitente perante o Fisco.

Solução: é possível verificar o Status da IE através do Sintegra. Todavia, é possível solicitar para que o responsável pela contabilidade da Empresa entre em contato com a SEFAZ para averiguar a situação cadastral da mesma.


Expandir
title518 - Rejeição: CFOP de entrada para NF-e de saída

A rejeição "518 - CFOP de entrada para NF-e de saída" pode ocorrer quando for utilizado um CFOP de Entrada (com início 1, 2 ou 3) na emissão de NF-e de Saída.

Solução: corrigir o CFOP informado na NF-e, levando em consideração que, para NF-e de Saída, os CFOP's devem iniciar com 5, 6 ou 7.


Expandir
title519 - Rejeição: CFOP de saída para NF-e de entrada

A rejeição "519 - CFOP de saída para NF-e de entrada" pode ocorrer quando for utilizado um CFOP de Saída (com início 5, 6 ou 7) na emissão de NF-e de Entrada.

Solução: corrigir o CFOP informado na NF-e, levando em consideração que, para NF-e de Entrada, os CFOP's devem iniciar com 1, 2 ou 3.


Expandir
title539 - Rejeição: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso

Esta rejeição pode ocorrer quando a SEFAZ identificar que está sendo feita a tentativa de validação de uma NF-e com Número e Série já utilizados anteriormente pelo mesmo CNPJ Emissor. Isso pode ocorrer quando é iniciada a emissão em um novo sistema e a numeração de sequência não é ajustada ou ainda quando uma NF-e Autorizada é excluída e é emitida outra usando o mesmo Número e Série.

Solução: para corrigir, é necessário ajustar a NF-e conforme os dados constantes na SEFAZ no momento da validação, e prosseguir com a numeração sequencial.


Expandir
title611 - Rejeição: cEAN inválido

Esta rejeição pode ocorrer caso o Código de Barras do Produto (EAN/GTIN) seja preenchido apenas com zeros ou se o dígito verificador for inválido.

Solução: conferir se o EAN do Produto foi preenchido corretamente e reenviar a NF-e.

. No sistema Controle de Transportadoras, acesse a tela de Cadastro de Produtos, aba Dados do Produto, e configure o campo "EAN (Código de Barras)". Ainda na aba Dados do Produto | Outras Informações, é possível configurar também o campo "EAN (Tributável)".


Expandir
title999 - Rejeição: Erro não catalogado

Esta é uma rejeição comum, ocasionada na maioria das vezes por alguma indisponibilidade ou falha nos servidores da SEFAZ. Esta mensagem possui um retorno genérico e não há nenhuma situação específica em que ela possa ocorrer.

Solução: aguardar a estabilização da SEFAZ e realizar um novo envio posteriormente.





Painel
borderColorLightGray


Html
<p style="text-align: center"><font color="black">Não encontrou o que precisava? Clique </font><a target="_blank" href="https://www.bsoft.com.br/atendimento#contatoBsoft">aqui</a><font color="black"> para solicitar atendimento ao nosso Suporte Técnico.</font></p>
<p style="text-align: center"><font color="#1457a2"><b>Horário de Atendimento (Horário de Brasília):</b></font></p>

Segunda a Sexta: das 8:00 às 18:00 (exceto feriados| Sábado: das 8:00 às 12:00.