nddCargo
Informações Obrigatórias
Para a Integração do Controle de Transportadoras com o sistema nddCargo, é necessário informar corretamente os dados do Motorista, do Veículo e do Proprietário nos respectivos cadastros.
→ Na imagem abaixo, estão relacionadas todas as informações obrigatórias para que você possa verificar e atualizar os seus cadastros adequadamente.
Configurações Iniciais para a Integração
Para iniciar as configurações para o Pagamento Eletrônico de Frete com o nddCargo, acesse o menu EDI | Configurações de EDI | Carta Frete Eletrônica.
→ Na tela de Configurações de Carta Frete Eletrônica, aba nddCargo, marque o item "Habilitar integração nesta empresa", defina o Ambiente ("Produção" ou "Homologação"), informe o CNPJ do Contratante, o Ponto Emissor, o Número de Série do Certificado Digital e as Formas de Pagamento para o Pedágio, Adiantamento e para o Saldo.
. Ainda nesta aba, é possível definir como deve ser preenchido o Nome da Rota, a Utilização do Roteirizador e inserir as Tarifas Bancárias. Confira o preenchimento das informações e confirme a operação.
Em seguida, acesse a tela de Cadastro de Motoristas (menu Cadastros | Motoristas Próprios e Terceiros) e, na aba Atributos, grupo Contrato de Transporte | Carta Frete Eletrônica | nddCargo, configure os atributos para definir a Forma de Pagamento da Parcela da Carta Frete Eletrônica, o Banco do Cartão e o número Identificador do Cartão.
Nas telas de Cadastro de Veículos Próprios, Terceiros e Vinculados (menu Cadastros), verifique o preenchimento das informações obrigatórias.
No cadastro do Proprietário do Veículo (menu Cadastros | Clientes e Fornecedores), aba Atributos, grupo Contrato de Transporte | Carta Frete Eletrônica | nddCargo, defina a Forma de Pagamento da Parcela da Carta Frete Eletrônica, o Banco do Cartão, a Gestora responsável pelo Cartão e o número Identificador do Cartão.
Para configurar as informações relacionadas às Naturezas de Mercadorias, acesse a tela de Cadastro de Naturezas de Mercadorias (menu Cadastros | Cadastros Logísticos | Naturezas de Mercadorias), e verifique se a Natureza da Mercadoria (Produto Predominante) e o Código Harmonizado estão devidamente preenchidos.
→ Na aba Atributos desta tela, grupo Contrato de Transporte | Carta Frete Eletrônica, defina o Tipo de Carga e o Código do Tipo de Carga na ANTT.
Emissão de Carta Frete Eletrônica
→ Na tela de Contrato de Transporte, aba Carta Frete Eletrônica, verifique as informações da Integração, do Adiantamento, do Saldo e do Pedágio.
. Após confirmar o Contrato de Transporte, clique no botão "Carta Frete Eletrônica" e selecione a opção "Incluir Ordem de Transporte" para gerar a Carta Frete Eletrônica.
Depois de gerar a Carte Frete Eletrônica através da Integração com o nddCargo, é possível verificar o número do CIOT e o Protocolo nos respectivos campos da aba Carta Frete Eletrônica | Outras Informações.
→ Caso seja necessário Cancelar a Operação de Transporte, clique no botão "Carta Frete Eletrônica" e selecione a opção "Cancelar Ordem de Transporte".
Após gerar a Carta Frete Eletrônica, é possível Solicitar o Pagamento Imediato, para liberar a parcela do Saldo antes do prazo informado no Contrato, e Consultar o Resumo da Ordem de Transporte, onde é possível verificar o status e a efetivação do Pagamento dos Valores do Contrato.
→ Estas opções estão disponíveis no menu do botão "Carta Frete Eletrônica".